Endoscopia

A Biomed Clínica realiza exames de endoscopia digestiva alta.

Agende seu exame.

Endoscopia Digestiva Alta
Exame endoscópico para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com câmera e iluminação, que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que o paciente relaxe e adormeça.

 

Para que serve a Endoscopia Digestiva Alta?
Este exame permite ao seu médico avaliar a causa de diversos sintomas, dor abdominal, náuseas, vômitos e dificuldades de engolir. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrintestinal alto. É muito mais preciso que raios-x, tomografia ou ressonância magnética para detectar inflamações, úlceras e tumores pequenos. Seu médico também pode solicitar a endoscopia digestiva alta para obter biópsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa gastrites e úlceras. A endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de várias doenças, como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirada de pólipos ou tumores benignos e malignos, com pouco ou nenhum desconforto.
Recomendações para o Exame Endoscópico

Para a realização do exame de endoscopia digestiva alta, é necessário:

Vir acompanhado de pessoa maior de idade;
Informar sobre todos os medicamentos de uso contínuo;
Informar sobre alergias a medicamentos;
Permanecer em jejum nas 8 horas anteriores ao exame, inclusive de água;
Não retornar dirigindo, de bicicleta ou motocicleta.
Após o exame, logo que cesse o efeito da anestesia, o paciente poderá se alimentar normalmente.

Perguntas Frequentes sobre a Endoscopia Digestiva Alta

Posso tomar minhas medicações habituais?
O ideal é sempre deixar para tomar os remédios após o exame. Entretanto, a maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente até 3 horas antes do exame, com uma quantidade pequena de água, mas alguns podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, antiinflamatórios, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos. Também não esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

Preciso levar acompanhante?
Como o exame é realizado sob sedação, isso inabilita a pessoa a conduzir veículos e pode causar lapsos de memória e concentração nas horas seguintes. Por esses motivos, o acompanhante é responsável por conduzi-lo de volta para casa em segurança e, na eventualidade do médico endoscopista precisar de autorização para algum procedimento adicional ou discutir achados do exame ou dar orientações específicas após o mesmo, o acompanhante torna-se responsável pela autorização e por transmitir as orientações dadas. Na ausência de acompanhante desde a entrada até a saída do paciente, não é realizada endoscopia com sedação.

Quem não pode realizar o exame?
Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos, nas gestantes e aqueles com alergia a medicações. Se você estiver em qualquer uma dessas situações, deve avisar o médico antes de agendar o exame. Em pacientes idosos, portadores de doença cardíaca ou pulmonar, recomenda-se a avaliação prévia com clínico geral (ou geriatra) e com o cardiologista, sendo necessário trazer a liberação para o exame por escrito no dia agendado para a sua realização. Alguns casos especiais precisam do apoio do médico anestesiologista.
O exame pode ser realizado em grávidas e lactantes?
Não se recomenda realizar esse exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame, após conversa entre a paciente e o seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame. Após a realização do mesmo, recomenda-se que o leite seja retirado completamente por bombinha após 4 a 6 horas da realização do exame e descartado. Depois disso a amamentação pode ser realizada sem riscos ao bebê.

O que acontece após o Exame?
Você será conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando por 15 a 30 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. Um familiar ou amigo com mais de 18 anos, deverá acompanhá-lo até a sua residência, por questão de segurança, devido ao efeito dos medicamentos utilizados. Importante: não poderá dirigir, pilotar motocicleta, andar de bicicleta ou tomar qualquer decisão ou atitude importante (por exemplo assinar cheques, documentos ou operar máquinas e equipamentos). O médico lhe dará um atestado para dispensá-lo do trabalho se for o caso. Exceto em casos especiais, poderá alimentar-se normalmente após os exames.

Como ficarei sabendo do resultado?
Nossos modernos aparelhos de endoscopia possuem unidades computadorizadas de captura de imagem, o que deixará seu resultado armazenado no banco de imagens da Biomed Clínica, além do laudo completo (texto e fotos) ser fornecido a você no primeiro dia útil após o exame. Em casos especiais o laudo poderá ser liberado no mesmo dia, algumas horas após o exame.